terça-feira, maio 6, 2025
Casa Brasil Suspeito de planejar bomba em show de Gaga é preso preventivamente no RS

Suspeito de planejar bomba em show de Gaga é preso preventivamente no RS

por guilhermegama
0 Comente
suspeito-de-planejar-bomba-em-show-de-gaga-e-preso-preventivamente-no-rs

Solto após pagar fiança, o homem suspeito de envolvimento em um suposto plano de ataque a bomba ao show da cantora Lady Gaga, em Rio de Janeiro, foi preso preventivamente nesta segunda-feira (5).

A prisão preventiva foi decretada no último domingo (4) pela Juíza de Direito Fabiana Pagel, do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), que homologou o auto de prisão em flagrante.

O homem foi flagrado com porte ilegal de arma durante o cumprimento de mandados de busca em apreensão em Novo Hamburgo (RS), dentro da Operação Fake Monster. Após ser preso, o suspeito pagou fiança e respondia em liberdade — e deixou de  compareceu à audiência de custódia.

Na decisão, a magistrada considerou que, embora não exista informação de apreensão de material explosivo com ele, o fato da pessoa que é investigada pela prática de atos de terrorismo, atentado e discurso de ódio ter em sua posse três armas merece maior cautela. E que, diante da gravidade do caso, “não é cabível a aplicação de medidas cautelares diversas da segregação preventiva”.

“Quando ideias preconceituosas e discriminatórias são disseminadas livremente, estas não apenas ferem a dignidade de indivíduos e grupos marginalizados, mas também alimentam a intolerância, a violência e a exclusão social”, disse Fabiana Pagel.

O homem ainda deverá passar por audiência de custódia, de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Operação Fake Monster 

A “Operação Fake Monster”, conduzida pela Polícia Civil em colaboração com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desarticulou o plano de ataque a bomba de um homem e um adolescente durante o show da cantora.

As investigações revelaram que o grupo extremista, do qual ambos faziam parte, recrutava participantes, inclusive menores de idade, para orquestrar ataques coordenados com explosivos improvisados e coquetéis molotov. O objetivo, segundo apurado, era obter reconhecimento nas redes sociais através desse “desafio coletivo”.

Durante a operação, o homem apontado como líder da organização criminosa foi detido em flagrante, no Rio Grande do Sul, por porte ilegal de arma de fogo. No Rio de Janeiro, o adolescente foi apreendido por envolvimento no esquema e por armazenamento de pornografia infantil.

O alerta sobre as atividades do grupo partiu da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil, que identificou a crescente radicalização de adolescentes online. Os investigados promoviam em plataformas digitais a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos, utilizando tais práticas como forma de integração e desafio entre os jovens.

A operação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com o intuito de desmantelar completamente o grupo. Nos endereços dos alvos, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para o avanço das investigações.

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e desmantelar a rede criminosa que utilizava o ambiente virtual para incitar a violência.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados