O engenheiro Rafael Barlete Rodrigues, de 32 anos, foi encontrado morto em uma praia na Argentina, na cidade de Mar del Plata, na última quarta-feira (7). Segundo o pai, João Aparecido Rodrigues, ele saiu para caminhar na terça-feira (6) e a suspeita é de que a maré tenha subido muito arrastado a vítima. Rafael era natural de Bebedouro em São Paulo.
“Nesse dia ele saiu, levou o violão e uma mochila, se não me engano. Ele costumava fazer essas viagens meio longas e eu já estava acostumado, mas nesse dia ele foi para um local próximo a um barranco e a maré subiu, aí não teve como ele voltar andando; é o que suspeitam os policiais”, diz o João Rodrigues.
O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires, afirmou em nota que tem ciência do caso e está em contato com os familiares do brasileiro, a quem presta assistência consular.
Rafael morava em Bebedouro, no interior de São Paulo, mas decidiu ir trabalhar na Argentina desde a virada do ano. Recentemente, o engenheiro havia trocado de emprego e pretendia voltar ao Brasil.
Segundo João Rodrigues, a prefeitura de Bebedouro está apoiando o translado do corpo, além de uma ‘vaquinha’ organizada por amigos de Rafael para arrecadar fundos para as despesas.
Sob supervisão de Thiago Félix*