segunda-feira, maio 12, 2025
Casa Mundo Hamas diz que vai libertar refém israelense-americano Edan Alexander

Hamas diz que vai libertar refém israelense-americano Edan Alexander

por tiagotortella
0 Comente
hamas-diz-que-vai-libertar-refem-israelense-americano-edan-alexander

O Hamas anunciou que vai libertar o refém israelense-americano Edan Alexander, que está sendo mantido na Faixa de Gaza. O grupo armado afirmou que esteve em contato com os Estados Unidos nos últimos dias e que ação faz parte dos esforços dos mediadores para um cessar-fogo.

“Isso reafirma a prontidão [do Hamas] para iniciar imediatamente negociações intensivas e fazer esforços sérios para chegar a um acordo final que ponha fim à guerra, implemente uma troca de prisioneiros mutuamente acordada e permita que Gaza seja administrada por um comitê profissional independente para garantir que a calma e a estabilidade se sustentem por muitos anos, além da reconstrução e do fim do bloqueio”, destaca a nota do Hamas.

A libertação de Alexander, que acreditam ser o último refém americano sobrevivente mantido pelo grupo armado palestino, ocorre antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Oriente Médio nesta semana.

Uma fonte afirmou à agência de notícias Reuters pontuou que Alexander provavelmente será libertado nesta terça-feira (13).

O chefe exilado do Hamas em Gaza, Khalil al-Hayya, disse na nota que esforços para que a libertação ocorra foram realizados em conjunto pelo Catar, Egito e Turquia.

Não houve comentários imediatos do gabinete do primeiro-ministro israelense sobre o anúncio.

O Hamas havia libertado 38 reféns sob um cessar-fogo iniciado em 19 de janeiro. Em março, o Exército israelense retomou sua ofensiva terrestre e aérea em Gaza, abandonando o cessar-fogo após o grupo armado rejeitar propostas para estender a trégua sem encerrar a guerra.

Autoridades israelenses disseram que a ofensiva continuará até que os 59 reféns restantes sejam libertados e Gaza seja desmilitarizada. O Hamas insiste que libertará os reféns apenas como parte de um acordo para encerrar a guerra e rejeitou as exigências para depor as armas.

O grupo palestino afirmou estar disposto a libertar todos os reféns restantes capturados em 7 de outubro de 2023 e a concordar com um cessar-fogo permanente se Israel se retirar completamente de Gaza.

*com informações da Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados