domingo, maio 18, 2025
Casa Policia Qual a melhor dieta para você?

Qual a melhor dieta para você?

por admin
0 Comente
qual-a-melhor-dieta-para-voce?
por Roberta Cassani

Dieta

Começo nossa conversa de hoje com a questão: Existe melhor dieta? Essa é uma pergunta que, por incrível que pareça, tem uma resposta simples: sim, aquela que te faz bem, te ajuda a cuidar da saúde e emagrecer de forma saudável e fácil de dar seguimento. Não existem MILAGRES NUTRICIONAIS! E como saber qual tipo de dieta preciso seguir para ter esses efeitos citados? Com a orientação de um profissional que irá avaliar:

– Sua individualidade bioquímica, que incluem necessidades nutricionais específicas, carga genética e estilo de vida;
– Seus costumes e valores em relação à comida;
– Sua rotina diária;
– Suas vontades e desejos.

Mas o que é, afinal, a individualidade bioquímica? Por que a dieta do meu amigo (a) pode não dar resultados para mim iguais ao dele (a)? É caracterizada como uma rede complexa de interações que controla a forma como o seu organismo utilizará as vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos, aminoácidos, calorias para todas as funções fisiológicas. Quando a individualidade bioquímica é respeitada, o corpo recebe as quantidades específicas de nutrientes que ele necessita para seu adequado funcionamento.

Quais os tipos de dieta mais realizadas atualmente?

– Dieta dos pontos: nesta dieta, os alimentos são enumerados por quantidades de pontos e, de acordo com a altura, avalia-se a quantidade diária de pontos. Alguns alimentos considerados pouco nutritivos, como produtos diet e light, as vezes apresentam pontuação ZERO e por isso, as pessoas acabam exagerando seu consumo, o que pode ser prejudicial.

– Dieta Low Carb: muito seguida atualmente, a dieta low carb é caracterizada pela restrição de carboidratosao longo do dia, aumentando-se o consumo de proteínas e de gorduras. É preciso ter cuidado com os tipos de gorduras atribuídas à alimentação, afinal, um a dieta low carb é mais do que apenas diminuir a ingestão de carboidratos, é preciso substituir por alimentos nutritivos.

– Dieta Detox: segundo as características da dieta, para detoxificar o corpo, é preciso passar alguns dias ou até uma semana consumindo apenas sucos e sopas preparados com frutas, legumes e verduras que apresenta propriedades diuréticas. A quantidade de calorias é reduzida, porém é preciso ter muito cuidado com restrições alimentares severas que possam provocar deficiências nutricionais.

– Dieta do Mediterrâneo: o cardápio mediterrâneo se caracteriza pelo consumo de frutas, hortaliças, cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva e uma grande variedade de ervas e especiais. Eu, particularmente, acredito ser uma dieta com alta densidade nutritiva, ampla variedade de alimentos e equilíbrio nutricional.

Respeite o seu organismo e não faça dietas mirabolantes e restritivas, procure sempre um profissional capacitado para adequação da sua rotina alimentar de forma segura, prazerosa e nutricionalmente completa!

Café da manhã

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados