Açougue recém-inaugurado em Icoaraci é alvo de operação contra furto de energia elétrica

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Científica do Pará, com o apoio técnico da Equatorial Pará, desarticulou nesta quinta-feira (8), um suposto esquema de furto de energia elétrica em um açougue inaugurado há 20 dias no distrito de Icoaraci, em Belém

Segundo informações preliminares , a fraude estaria ocorrendo desde a inauguração. O volume de energia desviado foi estimado em cerca de 13.000 quilowatts (kWh) por mês. Para se ter uma ideia do impacto, essa quantidade seria suficiente para suprir o consumo mensal de aproximadamente 86 casas populares, considerando um consumo médio padrão para essa categoria residencial.

Durante a operação, as pessoas presentes no estabelecimento e apontadas como responsáveis pela unidade foram detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos e para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

Furto de energia é crime

Representantes das polícias e da distribuidora reforçam que o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 155. A pena para quem comete essa infração pode variar de 1 (um) a 4 (quatro) anos de reclusão, além de multa. Além das sanções criminais, o responsável pela fraude é obrigado a ressarcir toda a energia furtada e não faturada durante o período da irregularidade.

O furto de energia não apenas gera prejuízos financeiros, que acabam impactando indiretamente a tarifa de todos os consumidores, mas também compromete a qualidade e a segurança do fornecimento de energia elétrica para a vizinhança, podendo causar oscilações, interrupções e até acidentes graves na rede.

Como denunciar

A colaboração da população é fundamental para combater as fraudes e garantir um fornecimento de energia mais justo e seguro para todos. Denúncias de furto de energia podem ser feitas de forma anônima e segura através dos seguintes canais:

As denúncias podem ser feitas diretamente à Equatorial Pará por meio da Central de Atendimento: 0800 091 0196 ou pelo site oficial da empresa www.equatorialenergia.com.br (buscar seção de denúncia). A Polícia Civil do Pará também recebe denúncias por meio do número 181.

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Related posts

Operação de retirada de invasores da terra Kayapó destrói maquinários em área de garimpo ilegal, no Pará

Cerca de 30 veículos são apreendidos em operação de trânsito na avenida João Paulo II, em Belém

VÍDEOS: JL2 de sexta-feira, 9 de maio