Cacau e sua infinidade de benefícios à saúde!

por Roberta Cassani


Um alimento que é tradição na época de Páscoa é o chocolate, muito apreciado pelas pessoas. Eu, particularmente, sou fã! O chocolate tem como principal ingrediente o cacau, que é um fruto rico em compostos antioxidantes essenciais para o organismo, mas que também precisa ter muita cautela na hora de consumir.

O cacau é uma das maiores fontes de polifenois, que são conhecidos pela potente atividade antioxidante na prevenção da formação de radicais livres, levando à uma proteção contra danos ao DNA das células. Outros efeitos positivos são as propriedades anti-inflamatória e vasodilatadora, comprovadas em estudos científicos, que promovem uma grande influência na saúde cardiovascular.

Quer saber as diferenças de chocolate?

Amargo
A concentração de cacau é maior nos chocolates mais escuros e amargos, devido à forma como o cacau é adicionado nestas versões em pó. Um dos principais aspectos a ser avaliado na hora de escolher um chocolate é em relação ao teor de cacau, que é simbolizado por porcentagem: a melhor opção é de 70% cacau para cima, podendo chegar até 100%. Chocolates com teor abaixo desse valor são acrescidos de outros ingredientes, que na maioria das vezes são açúcares, gordura vegetal e conservantes. É recomendado o consumo de 25 gramas por dia (em torno de um quadrado grande) do chocolate acima de 70%!

Ao leite
O chocolate ao leite tem uma % abaixo de 50% de teor de cacau e é composto por leite em pó, açúcares e, na maioria das vezes, gordura vegetal.

Branco
A gordura hidrogenada contida no chocolate branco é proveniente da manteiga cacau e é prejudicial à saúde. Esse tipo de chocolate não contém cacau em pó, visto que a cor dele é clara, e por isso é a opção menos recomendada para consumo frequente.

Confira agora algumas receitas com cacau para você preparar no seu almoço de Páscoa:

Mousse de abacate com cacau
Ingredientes
1 abacate maduro
1 xícara (chá) de chocolate 70% cacau
2 colheres (sopa) de mel

Preparo: amasse o abacate em um prato. Derreta o chocolate e adicione ao abacate, mexendo até formar uma mistura homogênea e cremosa. Coloque o mel e mexa delicadamente. Leve à geladeira por 1 hora.

Pão de mel com chocolate e pimenta
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de aveia
2 ovos
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de mel
1 pitada de bicarbonato de sódio
Canela em pó a gosto
1 xícara (chá) de chocolate 70% cacau
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 pedaço pequeno de pimenta dedo de moça

Preparo: misture em uma batedeira a farinha de aveia, o mel, o cacau em pó, os ovos, o bicarbonato e a canela. Bata até formar uma mistura homogênea. Coloque em formas individuais de pão de mel, untadas com um pouco de farinha de aveia e óleo vegetal. Leve para assar por 25 minutos. Para a cobertura, derreta o chocolate. Acrescente o creme de leite fresco e mexa bem. Finalize com a pimenta dedo de moça sem o miolo e mexa. Quanto o pão de mel estiver assado, passe pela cobertura e espere endurecer.

Autores

  • Nutricionista, doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), pesquisadora-colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (UNICAMP) e especialista em Nutrição em Cardiologia pela Soc. de Cardiologia – SP.

Related posts

Homenagem a São José do Rio Preto

Qual a relação do estresse com a alta ingestão calórica?

Aprenda a reduzir o sal dos alimentos com temperos naturais!