sexta-feira, maio 9, 2025
Casa Mundo Caxemira: Brasil repudia terrorismo e descarta vítimas brasileiras

Caxemira: Brasil repudia terrorismo e descarta vítimas brasileiras

por mariaclaramatos
0 Comente
caxemira:-brasil-repudia-terrorismo-e-descarta-vitimas-brasileiras

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta quinta-feira (8) um comunicado à imprensa negando a existência de vítimas brasileiras na região da Caxemira, administrada pela Índia e pelo Paquistão, que se encontra hoje em conflito.

Nesta quinta (8), o Paquistão alegou ter derrubado pelo menos 25 drones indianos de munição em todo o país durante a noite, no que chamou de uma nova “provocação grave” a partir de Nova Déli, que feriu quatro soldados e matou um civil.

“O governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, as ações militares na região da Caxemira, em áreas administradas pela Índia e pelo Paquistão”, diz o comunicado. “O governo brasileiro reitera seu repúdio a todo ato de terrorismo.”

O Itamaraty também orientou que brasileiros  evitem “viagens não essenciais” à Caxemira e regiões próximas.

“O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região. Não há registro de vítimas brasileiras”, completa a nota.

Para cidadãos brasileiros que se encontrem na região, o Itamaraty divulgou dois números para plantão consular nas embaixadas de Nova Delhi (Índia) e Islamabad (Paquistão):

  • Nova Delhi: ‪‪‪+919810697829‬‬‬‬‬
  • Islamabad: + 92 0300 852-5941‬‬‬

Entenda o conflito

A Índia lançou a “Operação Sindoor” nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira (7).

Autoridades indianas disseram que nove locais foram alvos, mas não deram informações se alguma instalação civil, econômica ou militar paquistanesa tenha sido atingida.

Segundo o governo indiano, a operação de 25 minutos teve como alvo “infraestrutura terrorista” pertencente a dois grupos militantes – Lashkar-e-Tayyiba e Jaish-e-Mohammed.

Um porta-voz militar paquistanês disse que seis locais foram atingidos com 24 ataques, sendo que alguns atingiram a densamente povoada província de Punjab, segundo o exército paquistanês.

Em resposta aos ataques, fontes de segurança paquistanesas afirmaram ter conseguido abater cinco jatos da Força Aérea Indiana e um drone durante a investida da Índia.

O tenente-general Ahmed Sharif Chaudhry, porta-voz do exército do Paquistão, disse que entre os mortos estão adolescentes e crianças — a mais nova tinha três anos.

Os dois lados também trocaram bombardeios e tiros na Linha de Controle (LOC), a fronteira de fato que divide a Caxemira, na quarta-feira (6).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados