China pede que EUA abandonem desenvolvimento do Domo de Ouro

A China está “seriamente preocupada” com o projeto do escudo de defesa antimísseis Domo de Ouro dos Estados Unidos e instou Washington a abandonar o desenvolvimento, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira (21).

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira (20) que selecionou um design para o projeto de US$ 175 bilhões e nomeou um general da Força Espacial para liderar o ambicioso programa que visa bloquear ameaças da China e da Rússia.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, quando questionada sobre o projeto em uma coletiva de imprensa regular, declarou que ele traz “fortes implicações ofensivas” e aumenta os riscos da militarização do espaço sideral e de uma corrida armamentista.

“Os Estados Unidos, ao adotar uma política de ‘EUA em primeiro lugar’, estão obcecados em buscar segurança absoluta para si mesmos. Isso viola o princípio de que a segurança de todos os países não deve ser comprometida e mina o equilíbrio estratégico e a estabilidade globais. A China está seriamente preocupada com isso”, afirmou Mao.

Ela instou Washington a abandonar o desenvolvimento do sistema o mais rápido possível e a tomar medidas para fortalecer a confiança entre as grandes potências.

Related posts

Rússia suspende voos em aeroportos de Moscou após abater drones ucranianos

Papa Leão XIV faz apelo para que Israel permita ajuda humanitária em Gaza

Putin faz a primeira visita a Kursk desde que a Rússia recapturou a região