Com proximidade de Alcolumbre e Lula, oposição vê dificuldade para diálogo sobre anistia no Senado

O retorno do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), depois de uma viagem até a China com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não facilitou o acesso da oposição ao chefe do Congresso. Até o momento, líderes da oposição ainda não tiveram acesso a Alcolumbre.

A proximidade de Alcolumbre com Lula tem incomodado a oposição no Senado. De acordo com líderes, nem mesmo o contato por telefone tem sido fácil com o presidente da Casa e ainda não conseguiram uma reunião com o senador desde seu retorno.

Um dos principais incômodos é que essa aproximação se dá em um momento no qual uma proposta alternativa para o PL da Anistia, que propõe anistiar os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Esse texto, que seria negociado com Alcolumbre, ainda não foi apresentado à oposição.

Alcolumbre (atrás de Lula) no desembarque da comitiva presidencial em Pequim, no início do mês — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Para o grupo, é impossível dizer que apoia uma proposta intermediária sem que eles tenham acesso ao presidente do Senado. Senadores dizem desconhecer até mesmo qual seria realmente a nova proposta.

Com isso, a oposição mantém a defesa do texto que foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Com essa versão,a anistia pode estender para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso ele seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe.

Quais os projetos alternativos ao PL da Anistia

O PL da Anistia teve a sua urgência apresentada pelo Partido Liberal, mas o tema está sendo segurado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que também tenta costurar o texto intermediário à anistia em colaboração com Alcolumbre e o STF.

A alternativa tentaria reduzir a pena de réus de menor importância condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro e agravar a pena para quem lidera ou comanda uma tentativa de golpe. O PL na Câmara já mostrou ser resistente ao novo texto.

Related posts

STF começa a ouvir testemunhas de defesa em processo que apura tentativa de golpe de Bolsonaro

Operação tenta prender 77 suspeitos por golpe que cria ‘falso intermediário’ para vendas na web

Senado pode mais que triplicar gastos com carros alugados para parlamentares