terça-feira, maio 20, 2025
Casa Mundo Donald Trump e Vladimir Putin mostram versões diferentes sobre negociações

Donald Trump e Vladimir Putin mostram versões diferentes sobre negociações

por danilocruz
0 Comente
donald-trump-e-vladimir-putin-mostram-versoes-diferentes-sobre-negociacoes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por mais de duas horas com o líder russo, Vladimir Putin, sobre o conflito na Ucrânia. Depois da ligação, os dois chefes de Estado apresentaram versões divergentes sobre a sequência das negociações.

Depois do telefonema, Trump publicou um longo texto onde afirma que a conversa foi excelente e que condições para o fim da guerra serão negociadas pelas duas partes.

Segundo Trump, o Vaticano estaria interessado em sediar as conversas pela paz entre Rússia e Ucrânia.

Do lado russo, a mensagem foi mais curta e concisa. Depois da ligação com Trump, Putin afirmou que a conversa foi produtiva e franca, e que aceita a negociação de um memorando com itens que considera essenciais — ou seja, seus termos. Ele enfatizou ainda que uma trégua só será possível quando “certos acordos forem feitos”.

“O presidente americano expressou sua posição sobre o cessar-fogo e eu apontei, da minha parte, que a Rússia também é favorável a uma resolução pacífica da crise ucraniana. Devemos simplesmente determinar as formas mais eficazes de avançarmos rumo à paz.”, apontou Putin.

Além da reunião com Putin, o republicano também conversou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que pediu que Trump imponha novas sanções à Rússia, caso o país não apoie o cessar-fogo.

Zelensky também pediu que Trump não tomasse nenhuma decisão sobre a Ucrânia sem a participação de ucranianos. E pediu uma nova rodada de negociações mediadas por países europeus.

“Estamos considerando uma nova reunião com todas as equipes — gostaríamos que fosse em um nível alto: Estados Unidos, Ucrânia, Rússia, países europeus e Reino Unido“, disse Zelensky.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente da França, Emmanuel Macron, participaram da ligação entre Zelensky e Trump.

Depois da conversa, Von der Leyen agradeceu Trump pelo que chamou de “esforço incansável” pela trégua na guerra da Ucrânia.

Good call with President @realDonaldTrump together with President @EmmanuelMacron, Prime Minister @GiorgiaMeloni and President @alexstubb, Chancellor @_FriedrichMerz and President @ZelenskyyUa to get debriefed from his call with President Putin.

I want to thank President Trump…

— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 19, 2025

Os Estados Unidos ameaçavam deixar a mesa de negociações sem ver progresso, e agora falam de forma otimista sobre um acordo entre Rússia e Ucrânia. Ainda assim, nenhuma das partes explicou o que pode ter mudado para que negociações de fato aconteçam.

Ao mesmo tempo, a Rússia mantém os ataques ao território ucraniano.

Neste domingo (18), os russos lançaram um dos maiores ataques de drones desde o começo da guerra, atingindo uma área residencial e deixando casas completamente destruídas.

Nesta segunda-feira (19), dois idosos foram mortos em uma zona rural de Kherson, a 400 quilômetros de Kiev, também por ataques de drones.

Segundo informações do jornal The New York Times, Putin enviou tropas do exército russo para a fronteira com a Finlândia. Utilizando imagens de satélite, tendas, abrigos para jatos e garagens para veículos foram vistos em diversos pontos próximos do território finlandês.

A Finlândia é um dos últimos países a entrarem na OTAN, adotando o tratado oficialmente em 2023. O governo do país acredita que a movimentação russa não representa uma ameaça imediata.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados