‘É muito bom chegar em Cannes com sotaque pernambucano’, diz Lírio Ferreira sobre estreia de filme sobre Cacá Diegues em festival francês

“Para Vigo Me Voy!” foi dirigido pelos pernambucanos Karen Harley e Lírio Ferreira (veja vídeo acima). A produção integra a seleção Cannes Classics e será exibida dia 19 de maio.

“Cannes é um festival onde ele viveu a sua carreira internacional e faz parte da vida dele; então é simbólico que o documentário sobre a vida dele estreie em Cannes. Também é simbólico porque Cacá faria 85 anos no dia da exibição do filme.“, lembrou Lírio Ferreira.

Filme “Para Vigo Me Voy!” homenageia o cineasta alagoano Cacá Diegues — Foto: Reprodução

Diegues Cacá participou no Festival de Cannes com oito filmes que dirigiu sozinho. Além disso, concorreu três vezes na mostra competitiva e fez parte do júri em 1981.

Além da exibição em Cannes, a produção audiovisual sobre a trajetória de Diegues também concorre ao “Olho de Ouro” (L’Oeil D’Or), prêmio de Melhor Documentário do festival francês.

No filme estão materiais de arquivo, entrevistas feitas ao longo de 60 anos e trechos de algumas das obras do cineasta brasileiro. Entre as mais conhecidas está “Deus é brasileiro” (2003), que, inclusive, estava com a sequência “Deus ainda é brasileiro” em produção quando Cacá Diegues morreu.

“Cacá tem uma visão muito apurada sobre cinema e história do Brasil. Durante a produção do filme, tivemos vários encontros luminosos com ele em casa, conversas maravilhosas. Inclusive ele fazendo as últimas cenas do filme novo dele [Deus ainda é brasileiro], que achou ‘interminado’“, revelou o diretor Lírio Ferreira.

O documentário, de acordo com o diretor pernambucano, será também “muito musical”, como forma de referenciar a constante presença da música nos filmes assinados por Diegues. “É um roteiro que ele [Cacá] poderia ter escrito”, sugeriu Lírio.

O filme, produzido por Diogo Dahl, da Coqueirão Pictures, tem coprodução com a Globo Filmes, a GloboNews, Sinédoque, Raccord e Dualto Produções. Ainda não há data para o filme “Para Vigo Me Voy!” entrar em cartaz no Brasil. Mas a previsão é que a produção integre a programação de festivais de cinema brasileiros já no segundo semestre de 2025.

Cinema pernambucano em Cannes

O diretor de “Para Vigo Me Voy!” celebrou que mais pernambucanos estejam na edição deste ano do Festival de Cannes, numa referência ao filme “O Agente Secreto”, de Kléber Mendonça Filho, um thriller ambientado em 1977, durante a ditadura militar no Brasil, protagonizado por Wagner Moura.

“Acho que é um momento muito bonito e merecido pelo cinema pernambucano. É muito bom chegar em Cannes com sotaque pernambucano”, comentou Lírio Ferreira.

Kléber Mendonça Filho já disputou a Palma de Ouro de Cannes com “Bacurau” (2019) e “Aquarius” (2016) e também participou de outras mostras do evento. Em 2023 levou o documentário “Retratos Fantasmas” ao festival francês.

O Festival de Cannes 2025 acontece entre os dias 13 e 24 de maio. Representantes das equipes das produções brasileiras estarão presentes durante as mostras competitivas e exibições dos filmes estreantes.

*Estagiária sob supervisão do editor Bruno Marinho.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Related posts

‘Dix’: perfis privados no Instagram são vistos como ‘espaço sagrado’ por jovens, dizem especialistas

Show em tributo ao compositor José Carlos Capinan origina álbum ao vivo com Renato Braz e Jards Macalé

Mateus Aleluia emerge de mar de amor com álbum solo de músicas inéditas