Empresas da China se interessam pelo leilão do túnel Santos-Guarujá, diz ministro

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que “grandes empresas da área da construção civil” da China estão interessadas em participar do leilão do túnel Santos-Guarujá, no litoral paulista, que ocorrerá em agosto deste ano.

Segundo ele, serão investidos mais de R$6 bilhões de reais no empreendimento. O ministro viajou com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a China.

“Agora, nesses próximos 30 dias, um conjunto de empresas estão indo ao Brasil para poder participar efetivamente da construção de consórcios”, disse o ministro.

“A gente observa que essas empresas têm sinalizado a possibilidade de fazer consórcios para participar do processo licitatório”, complementou Costa Filho, apontando que essa postura é uma “sinalização positiva” sobre a atratividade do leilão.

Lula e Tarcísio lançam edital do Túnel Santos-Guarujá

O ministro lembrou que, além do mercado chinês, o governo brasileiro já realizou apresentações sobre o leilão na Europa e, no próximo mês, fará uma nova rodada, em São Paulo, para a apresentação do projeto a empresários brasileiros e estrangeiros.

Primeiro túnel submerso da América Latina, ele contará com 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade. Além disso, chegará à região em blocos pré-moldados que serão acomodados em uma área escavada no canal do estuário.

O trabalho precisa ser feito para manter o calado do porto e não prejudicar a navegabilidade.

O tempo estimado para a travessia de veículos pelo túnel submerso será de pouco mais de um minuto e meio. A previsão é que aproximadamente 150 mil passem pelo local diariamente.

O Túnel Santos-Guarujá será o maior investimento em infraestrutura de transportes do Novo PAC.

Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá — Foto: g1

Related posts

Empresa responsável por planos de saúde dos Correios também passa por dificuldades financeiras e fala em ‘risco’ para a continuidade

INSS: vítimas de fraude podem contestar descontos a partir desta quarta-feira; veja como fazer

Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja e diz que era confidencial