Espero que Trump ajude a acabar com o geoncídio em Gaza, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta terça-feira (13), o posicionamento de Donald Trump no conflito da Faixa de Gaza. As falas de Lula aconteceram durante uma coletiva de imprensa realizada em Pequim, na China.

Lula avaliou positivamente o posicionamento de Trump, e reforçou seu apelo por uma ação internacional para encerrar o que classificou como “genocídio” na região.

“Eu acho que a decisão dele sobre a guerra foi importante. Você tinha o nosso amigo Biden falando em guerra todo dia, falando em destruir a Rússia todo dia. O Trump veio e falou: ‘Não, eu preciso fazer paz, eu preciso parar com essa guerra’. Eu achei ótimo”

Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente brasileiro também voltou a criticar o conflito entre Israel e o Hamas. “Eu espero que ele [Trump] possa dar uma contribuição para terminar o genocídio. A palavra eu vou repetir aqui: para terminar o genocídio na Faixa de Gaza. Aquilo não é uma guerra. Aquilo é um genocídio”, afirmou.

Lula ainda defendeu uma atuação mais efetiva das Nações Unidas para intervir na situação humanitária. “A única coisa que eu quero é o seguinte: que a ONU possa tomar uma decisão. E Trump contribui para isso… Agora, se ele quiser fazer daquilo um resort, não dá certo.”

A última fala do petista se refere a um vídeo feito por Inteligência Artificial publicado por Trump na rede social Truth Social, que causou polêmica ao mostrar o que seria a Faixa de Gaza após a construção de empreendimentos de luxo.

As imagens mostram um “antes e depois” do território com a frase “Gaza 2025”, em seguida a região aparece reconstruída após a intervenção dos EUA com prédios de luxo, pessoas dançando e uma estátua dourada gigante do presidente americano.

(Com informações de Polianne Lima, da CNN)

Related posts

Trump se encontra com presidente interino da Síria na Arábia Saudita

Lula diz que pedirá a Putin para comparecer às negociações com a Ucrânia

Lula diz que ligou para Putin e pediu pelo fim da guerra na Ucrânia