terça-feira, maio 6, 2025
Casa Mundo EUA designam poderosa aliança de gangues do Haiti como grupo terrorista

EUA designam poderosa aliança de gangues do Haiti como grupo terrorista

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
eua-designam-poderosa-alianca-de-gangues-do-haiti-como-grupo-terrorista

Os Estados Unidos classificaram a poderosa aliança de gangues Viv Ansanm do Haiti, cujos integrantes assumiram o controle de quase toda a capital Porto Príncipe e se espalharam pelas áreas vizinhas, como “grupo terrorista transnacional” nesta sexta-feira (2).

O Departamento do Tesouro dos EUA também aplicou a designação à gangue Gran Grif, que em outubro assumiu a responsabilidade por um massacre chocante de pelo menos 115 pessoas na cidade agrícola de Pont-Sonde.

“Eles são uma ameaça direta aos interesses de segurança nacional dos EUA em nossa região”, disse o Secretário de Estado Marco Rubio em um comunicado, acrescentando que o fornecimento de apoio material ou recursos às gangues pode levar a “acusações criminais e inadmissibilidade ou remoção dos Estados Unidos”.

O conflito entre as gangues no Haiti teve pouca resposta internacional, enquanto os países vizinhos, inclusive os EUA, continuaram a deportar migrantes de volta para a nação caribenha, apesar dos pedidos das Nações Unidas para que não o fizessem devido a preocupações humanitárias.

Mais de 1 milhão de pessoas foram deslocadas pelo conflito, e dezenas de milhares mais nas últimas semanas, à medida que a violência se espalhou para o centro do Haiti, forçando mais instalações de saúde a fecharem suas portas e empurrando mais pessoas para uma grave insegurança alimentar.

O congelamento do financiamento dos EUA para os esforços de segurança e o desmantelamento da agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, além de outros cortes, também complicam a situação.

Os EUA já havia designado como organizações terroristas globais, em fevereiro, a gangue Tren de Aragua da Venezuela, assim como vários outros grupos do crime organizado da América Latina, incluindo o Cartel de Sinaloa do México.

Posteriormente, o governo dos EUA invocou uma lei raramente usada em tempos de guerra para designar a Tren de Aragua como “inimigos estrangeiros”, resultando na deportação sem o devido processo de muitos venezuelanos para uma prisão controversa em El Salvador, que está sendo paga para mantê-los presos.

Não ficou claro qual seria o impacto, se é que haverá algum, da designação de terrorista em relação ao Haiti.

Grupos armados no Haiti obtiveram ganhos significativos na primeira parte de 2025, uma vez que a missão de segurança apoiada pela ONU, com poucos recursos, foi paralisada e, junto com a polícia, não conseguiu conter os avanços das gangues fortemente armadas e bem financiadas.

A ONU exigiu medidas mais rígidas para evitar o tráfico de armas para as gangues haitianas, especialmente dos EUA, que, segundo a organização, é a principal fonte de armas de fogo ilegais no Haiti por meio dos portos da Flórida.

Luckson Elan, que chefia a Gran Grif, e Jimmy Cherizier, que atua como porta-voz da aliança Viv Ansanm, que está buscando representação política no Haiti, estão sujeitos a sanções da ONU.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados