Evento capacita empreendedores da Amazônia para formação de polo de inovação sustentável em Belém

Belém recebe nesta quarta-feira (15), na Universidade Federal do Pará, uma programação voltada à capacitação de empreendedores da Amazônia, promovida pelo DIBB – o Distrito de Inovação e Bioeconomia de Belém. O evento será realizado no auditório da Universitec, a partir de 8h.

O DIBB irá investir R$ 20 milhões na criação de um polo de inovação sustentável aqui na região. O primeiro edital será lançado em junho. A chamada será destinada a propostas dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Barcarena.

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), vinculada à Universidade Federal do Pará (UFPA), está envolvida no desenvolvimento de projetos relacionados à gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, inovação e bioeconomia no âmbito do DIBB. Essas iniciativas são parte dos preparativos da cidade para sediar a COP-30 em 2025.

Edital estimula a bioeconomia da Amazônia

A Universidade Federal do Pará, por meio da FADESP, se prepara para lançar um edital voltado à promoção da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica com foco na bioeconomia amazônica.

A iniciativa integra o DIBB, que busca transformar a capital paraense em um polo de soluções sustentáveis ancoradas na sociobiodiversidade da região.

O DIBB faz parte do convênio Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Inovação em Bioeconomia para Belém Rumo à COP 30, fruto da cooperação entre FADESP, Prefeitura de Belém, ITAIPU Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI-BR).

Voltado para a Região Metropolitana de Belém, o edital contemplará duas frentes:

• Incubação: para pessoas físicas com ideias ou projetos em fase inicial, que ainda não formalizaram suas empresas;

• Aceleração: para negócios já constituídos, com soluções inovadoras em desenvolvimento ou validação e potencial de crescimento no mercado.

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Related posts

Câmara de Belém aprova projeto da Prefeitura que autoriza contratos para ‘mudar’ nome de bens públicos

Governo Federal anuncia grupo de trabalho para combater ‘impasses fundiários’ na Terra Apyterewa, no Pará

MP aponta falhas no BRT de Belém e recomenda que gestão passe da Prefeitura para o Governo do Pará