sábado, maio 17, 2025
Casa Brasil Governo de SP vai monitorar acidentes com animais peçonhentos; veja painel

Governo de SP vai monitorar acidentes com animais peçonhentos; veja painel

por thomaz.sousa
0 Comente
governo-de-sp-vai-monitorar-acidentes-com-animais-peconhentos;-veja-painel

Um painel de monitoramento de acidentes por animais peçonhentos foi lançado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A ferramenta permite que a população acompanhe, mensalmente, o número destas ocorrências por tipo de acidente, como serpentes, abelhas, escorpiões, entre outras.

Você pode acessar o painel neste link.

O sistema é separado por ano, classificação e evolução dos casos, local e município, contanto também com as divisões de Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) e por Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs).

Acidentes por animais peçonhentos em 2024

todo o ano de 2024, o Estado de São Paulo registrou 61.914 notificações de acidentes por animais peçonhentos e 29 óbitos, sendo que 1.196 acidentes ocorreram na capital paulista. Os municípios com mais registros foram:

  • Piracicaba (1.834);
  • Ribeirão Preto (1.579);
  • Campinas (1.326).

Em caso de acidente por animais peçonhentos, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado o mais rápido possível.

Veja elementos do painel:

Notificações por tipo de animal

Painel de monitoramento de acidentes por animais peçonhentos • Divulgação/Secretaria de Saúde

Notificações por faixa etária e sexo

Painel de monitoramento de acidentes por animais peçonhentos • Divulgação/Secretaria de Saúde

Distribuição espacial das notificações

Painel de monitoramento de acidentes por animais peçonhentos • Divulgação/Secretaria de Saúde

O que fazer para prevenir os acidentes?

Acidentes com animais peçonhentos representam um grave problema de saúde pública, especialmente em países tropicais como o Brasil.  O Instituto Butantan, que realiza estudos sobre animais peçonhentos no país, recomenda medidas de prevenção aos acidentes.

Para evitar o contato com cobras, devem ser utilizados calçados fechados, preferencialmente de cano alto, ao andar em ambientes como matos, trilhas e florestas.

manutenção de ambientes como quintais e jardins limpos e com a grama aparada ajuda a evitar a presença de aranhas, escorpiões e lacraias.

*Sob supervisão de Pedro Osorio

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados