Em uma operação conjunta entre as polícias civis do Rio de Janeiro e da Paraíba, um dos principais líderes do Comando Vermelho no Sertão Paraibano foi preso nesta terça-feira (20) em uma chácara na zona rural de Queimados, na Baixada Fluminense.
O criminoso, considerado um dos chefes da facção na região nordestina, estava foragido e utilizava documentos falsos para se esconder das autoridades.
A prisão foi resultado de uma ação coordenada entre agentes da 55ª DP (Queimados), 63ª DP (Japeri), Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e a Subsecretaria de Inteligência (Ssinte).
Segundo os agentes, ao ser abordado, o homem tentou se passar por outra pessoa, apresentando documentos falsos que usava há cerca de dez anos. Durante esse período, ele chegou a abrir contas bancárias em nome falso para movimentar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e outros crimes na Paraíba.
Contra ele constavam sete mandados de prisão por crimes como homicídio qualificado, organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, tortura e porte ilegal de arma de fogo. Além disso, foi autuado em flagrante por uso de documento falso.
Segundo as investigações, o homem iniciou sua trajetória criminosa como matador de aluguel e, com o tempo, ascendeu à liderança da facção criminosa no Sertão Paraibano. Mesmo fora do estado, continuava comandando as ações do grupo criminoso a distância.
Durante a operação, os policiais também cumpriram mandado de busca e apreensão no imóvel onde ele se escondia. Foram encontrados seis aparelhos celulares utilizados para manter contato com comparsas e repassar ordens à organização criminosa na Paraíba.