quarta-feira, maio 14, 2025
Casa Mundo Lula diz que pedirá a Putin para comparecer às negociações com a Ucrânia

Lula diz que pedirá a Putin para comparecer às negociações com a Ucrânia

por lucasoliveira
0 Comente
lula-diz-que-pedira-a-putin-para-comparecer-as-negociacoes-com-a-ucrania

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que fará um apelo direto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para que compareça pessoalmente às negociações com a Ucrânia previstas para esta semana em Istambul, na Turquia.

A afirmação aconteceu durante uma coletiva de imprensa realizada em Pequim, na China. Lula também deve pressionar por um cessar-fogo de 30 dias na guerra.

Questionado sobre a ausência de menção ao cessar-fogo na nota conjunta divulgada com a China e a participação de Putin na reunião, Lula reforçou o compromisso com a diplomacia.

“Quando eu parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: ‘Ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, p*rra’”

Luiz Inácio Lula da Silva

O pedido partiu do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, que solicitou ao Brasil que fizesse o pedido ao Kremlin.

“Quando eu estava chegando em Moscou, o ministro Mauro Vieira tinha recebido um telefonema do chanceler da Ucrânia, dizendo que gostaria que eu pedisse ao Putin se ele estava disposto a fazer um acordo de paz”, disse Lula.

O presidente afirmou que transmitiu o pedido diretamente a Putin durante um jantar bilateral em Moscou.

“Foi a primeira coisa que eu disse ao Putin: ‘Tenho um recado do Zelensky para saber se você aceitaria uma trégua de 30 dias’”, disse. Segundo Lula, o líder russo respondeu positivamente à possibilidade de discutir o tema: “O Putin disse textualmente: ‘Eu topo discutir isso’”.

Lula disse ainda que o líder russo defendeu que as conversas retomem a partir dos termos debatidos no acordo de Istambul em 2022. “Agora era preciso que a gente fizesse um cessar-fogo e começasse a discutir a partir do acordo que a gente estava fazendo em Istambul”, completou.

O presidente brasileiro reforçou que o Brasil defende o diálogo e o multilateralismo como caminhos para a paz no conflito entre Rússia e Ucrânia.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados