terça-feira, maio 6, 2025
Casa Brasil Morte em série de cães por envenenamento é investigada pelo MP no Pará

Morte em série de cães por envenenamento é investigada pelo MP no Pará

por RIGUE
0 Comente
morte-em-serie-de-caes-por-envenenamento-e-investigada-pelo-mp-no-para

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) abriu uma investigação para apurar a morte de vários cães por envenenamento na vila Maiauatá, zona rural de Igarapé-Miri, região nordeste do Pará.

A Promotoria de Justiça do município, sob responsabilidade do promotor Harrison Henrique da Cunha Bezerra, esteve no local nesta semana para dar início às diligências de proteção a causa animal. O caso foi divulgado na última quarta-feira (30).

Durante a visita, o promotor verificou a situação em que os animais foram encontrados, já sem vida, e buscou por indícios, depoimentos e imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na identificação dos autores do crime.

Segundo o MPPA, uma nova visita técnica está prevista para os próximos dias, com o objetivo de ouvir moradores, lideranças comunitárias, autoridades locais e possíveis testemunhas, além de procurar por vestígios materiais que possam subsidiar a investigação.

A Promotoria instaurou uma Notícia de Fato — procedimento que marca o início da apuração formal — com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do crime, identificar os responsáveis e garantir a devida responsabilização penal e ambiental.

O Ministério Público repudiou veementemente qualquer forma de violência contra animais e reforçou que casos como o de envenenamento são enquadrados como crime previsto no artigo 32, §1-A e §2, da Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais.

A pena para quem praticar maus-tratos contra cães pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.

Além de punir os culpados, o MPPA também pretende adotar medidas preventivas para evitar novos casos e promover a conscientização sobre o respeito à vida animal, conforme garantido pela Constituição Federal e pela legislação ambiental em vigor.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados