O veículo, que fazia a linha UFPA–Cidade Nova 6, estava parado em frente a um posto de combustíveis quando as chamas começaram. Imagens feitas por testemunhas mostram o momento em que a fumaça preta toma conta da via e as chamas se alastram rapidamente, saindo pela porta dianteira e janelas do ônibus.
Segundo informações, todos os ocupantes conseguiram deixar o veículo antes do início do fogo. Passageiros de outros ônibus que passavam pelo local registraram a cena, visivelmente assustados.
Por medida de segurança, o trecho da pista expressa do BRT e parte da via no sentido Icoaraci precisaram ser interditados. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram controlar o incêndio.
De acordo com a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) será acionado para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Já o Setransbel informou que o ônibus estava com a manutenção preventiva em dia e que as causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. A operação da linha foi mantida com a substituição do veículo.
Uma perícia deverá apontar as causas exatas do incêndio nos próximos dias.