Prefeitura de Belém notifica escolas particulares onde pais deixam carros em filas triplas para buscar estudantes

Dois colégios particulares nas avenidas Nazaré e Brás de Aguiar, em Belém, foram notificados pela Prefeitura para adotar, com urgência, medidas que diminuam impactos no trânsito. Em ambas, pais de estudantes fazem filas duplas, e até triplas para aguardar a saída dos filhos.

Os congestionamentos são diários, especialmente nos horários de entrada e saída da escola. Segundo a secretaria municipal responsável pelo trânsito, o estacionamento irregular em calçadas também é um problema, que compromete a fluidez do tráfego e coloca em risco pedestres e motoristas.

O prefeito Igor Normando (MDB) explicou que a notificação foi extrajudicial e anunciou uma força-tarefa para que todos que infringirem as leis de trânsito no perímetro seja enquadrado. Multas são previstas.

De acordo com a prefeitura, as escolas tradicionais de Belém estão localizadas em área que sofreu aumento expressivo no volume de tráfego. Por isso, o trecho é classificado como “Polo Gerador de Tráfego”, como prevê a lei urbanística. A legislação impõe às instituições a responsabilidade de adotar medidas para minimizar os impactos viários.

Na notificação, a secretaria responsável convocou a direção das escolas para reunião com representantes da Comissão de Trânsito da OAB-PA (seção Belém), para construir propostas para resolver os problemas.

Entre as sugestões apresentadas estão:

  • aluguel de terrenos vizinhos para criação de áreas de embarque e desembarque,
  • incentivo ao uso de transporte escolar
  • e o estímulo a práticas como o “carona solidária” entre os pais.

O diretor do Colégio Nazaré, Renato Augusto, reconheceu a importância da colaboração da instituição. “Entendemos que, como escola, também temos papel social. Vamos buscar as soluções, como o diálogo com vizinhos para possíveis locações de espaço e outras medidas que ajudem a reduzir impactos no trânsito”, afirmou.

De acordo com a secretaria, fiscalizações são feitas constantemente na região e, nos primeiros meses do ano, foram registradas cerca de 650 infrações por estacionamento irregular e formação de filas duplas em frente a um dos colégios.

A secretaria disse que vai continuar monitorando as ações adotadas pelas instituições e que a iniciativa vai ser estendida a outras escolas com problemas semelhantes.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Related posts

Mancha de óleo no rio Caeté, no PA: Prefeitura de Bragança decreta situação de emergência

PF autua duas escolas de formação de vigilantes no Pará

VÍDEOS: JL2 de quinta-feira, 8 de maio