sexta-feira, maio 9, 2025
Casa Politica Questionado pelos EUA, governo brasileiro diz que não classifica facções criminosas do país como terroristas

Questionado pelos EUA, governo brasileiro diz que não classifica facções criminosas do país como terroristas

por admin
0 Comente
questionado-pelos-eua,-governo-brasileiro-diz-que-nao-classifica-faccoes-criminosas-do-pais-como-terroristas

O governo brasileiro disse ao chefe interino de coordenação do Departamento de Sanções dos Estados Unidos, David Gamble, que as organizações criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho não são classificadas como terroristas.

A fala foi feita nesta terça-feira (7), em uma reunião no Ministério da Justiça, após questionamento da comitiva americana.

Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sabburro, as facções não se encaixam na definição de terrorismo, nos termos da Constituição Brasileira.

“O conceito de terrorismo é diverso, na medida em que estas organizações criminosas não têm qualquer viés ideológico, não têm qualquer viés político, religioso, não querem mudar o sistema, muito pelo contrário, que elas pretendem a prática de infrações penais, lavagem de dinheiro. O Brasil hoje padece, como de fato vários países do mundo padecem, com esse problema das organizações criminosas”, afirmou o secretário.

Assim, de acordo com o direito brasileiro, não seria adequado classificar essas organizações como organizações terroristas.

Atualmente, o Brasil se ampara em duas leis federais que tratam especificamente de crime organizado e de facções criminosas.

Elas definem o conceito de organização criminosa e estabelece penas para quem integra, promove ou financia essas estruturas. Além de abordar a prevenção e repressão de ações praticadas por essas organizações.

Como PEC da Segurança propõe combater facções, roubo de celulares, 'cangaço' e feminicídio

Como PEC da Segurança propõe combater facções, roubo de celulares, ‘cangaço’ e feminicídio

Comitiva dos EUA no Brasil

A delegação do governo Donald Trump desembarcou em Brasília, na segunda-feira (5) para uma série de reuniões bilaterais com autoridades brasileiras sobre combate a organizações criminosas transnacionais.

A comitiva é liderada por David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do governo norte-americano, e vai discutir programas voltados ao enfrentamento do terrorismo e do tráfico de drogas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados