terça-feira, maio 6, 2025
Casa Mundo Rússia pede clareza após resposta ambígua da Ucrânia sobre cessar-fogo

Rússia pede clareza após resposta ambígua da Ucrânia sobre cessar-fogo

por tiagotortella
0 Comente
russia-pede-clareza-apos-resposta-ambigua-da-ucrania-sobre-cessar-fogo

A Rússia afirmou neste sábado (3) que quer uma resposta definitiva da Ucrânia à oferta do presidente Vladimir Putin de um cessar-fogo de três dias, classificando a reação até o momento como ambígua e historicamente equivocada.

Putin declarou na segunda-feira um cessar-fogo de três dias para marcar o 80º aniversário da vitória da União Soviética e seus aliados sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin pontuou que a pausa de 72 horas estaria em vigor nos dias 8 e 9 de maio – quando Putin receberá líderes internacionais na Praça Vermelha de Moscou, incluindo o presidente chinês Xi Jinping – e 10 de maio.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pareceu descartar um cessar-fogo tão breve, afirmando que só estava disposto a assinar se a pausa durasse pelo menos 30 dias, uma ideia que, segundo Putin, precisa de muito trabalho antes de se tornar realidade.

Zelensky também afirmou que a Ucrânia não poderia garantir a segurança de quaisquer dignitários estrangeiros que viajem a Moscou para o desfile de 9 de maio.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que esses comentários constituíam uma ameaça.

Por sua vez, Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, pontuou que ninguém poderia garantir que Kiev, a capital ucraniana, sobreviveria até o dia 10 de maio se a Ucrânia atacasse Moscou durante as comemorações do 9 de maio.

“Teste” para avaliar prontidão da Ucrânia para paz

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, convocou uma teleconferência especial após os comentários de Zelensky.

Ele disse a repórteres que a oferta de três dias de Putin havia sido um teste para avaliar a prontidão da Ucrânia em buscar uma solução pacífica para encerrar a guerra.

“A reação das autoridades ucranianas à iniciativa da Rússia de introduzir um cessar-fogo é um teste da prontidão da Ucrânia para a paz. E, é claro, aguardaremos declarações não ambíguas, mas definitivas, e, principalmente, ações destinadas a apaziguar o conflito durante os feriados”, pontuou Peskov.

Ele acusou as autoridades ucranianas de apoiarem o “neonazismo”, uma alegação que Kiev disse repetidamente ser falsa, e de não considerarem a vitória sobre a Alemanha nazista importante o suficiente para ser devidamente comemorada.

Peskov também comentou sobre relatos da mídia de que soldados ucranianos participariam das comemorações da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido, chamando a medida de “sacrilégio”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados