terça-feira, maio 20, 2025
Casa Politica Senado ouve Mauro Vieira nesta terça sobre asilo a ex-primeira-dama do Peru e saída de venezuelanos de embaixada

Senado ouve Mauro Vieira nesta terça sobre asilo a ex-primeira-dama do Peru e saída de venezuelanos de embaixada

por admin
0 Comente
senado-ouve-mauro-vieira-nesta-terca-sobre-asilo-a-ex-primeira-dama-do-peru-e-saida-de-venezuelanos-de-embaixada

Procurado, o Itamaraty confirmou que o ministro participará da audiência no Senado. Segundo a comissão, Mauro Vieira foi chamado a dar explicações sobre “episódios recentes de grande repercussão internacional”.

Em nota, o presidente da comissão, senador Nelsinho Trad, afirmou que cabe ao grupo “garantir que decisões com impacto diplomático sejam debatidas com transparência e responsabilidade”.

“Nosso papel é ouvir, esclarecer e fortalecer o diálogo entre o Legislativo e o Itamaraty, sempre com foco no interesse nacional e no respeito aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil”, disse o senador.

Caso Nadine Heredia

A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, foi condenada pela Justiça do país a 15 anos de prisão, assim como seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, por envolvimento em irregularidades relacionadas a empreiteiras durante o governo.

Segundo o governo brasileiro, o asilo concedido a Nadine teve caráter diplomático, fundamentado em uma convenção dos anos 1950. À GloboNews, Mauro Vieira afirmou que o asilo foi concedido por razões humanitárias, pois Nadine Heredia estaria com problemas de saúde e acompanhada de um filho de 14 anos que ficaria desprotegido, já que o pai está preso.

Venezuelanos na embaixada da Argentina

Outro tema que será abordado na audiência com Mauro Vieira é a saída de venezuelanos opositores de Nicolás Maduro da embaixada da Argentina em Caracas.

A operação de retirada foi organizada pelo governo dos Estados Unidos, e o Itamaraty informou que só tomou conhecimento da saída após os opositores já terem deixado o local.

A embaixada da Argentina em Caracas está sob custódia do governo brasileiro porque a Argentina, assim como outros países, não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições de 2024. Diante disso, a Venezuela expulsou os diplomatas argentinos, e o Brasil assumiu o comando diplomático da embaixada, seguindo convenções internacionais.

Segundo o governo brasileiro, havia uma tentativa de negociação com Maduro para que os venezuelanos opositores fossem reconhecidos como asilados, garantindo salvo-conduto para deixar o país sem serem presos, mas as negociações não avançaram.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados