Tráfico na tríplice fronteira: perícia analisa carga com quase meia tonelada de drogas apreendida no Marajó

Cerca de 500 quilos de entorpecentes apreendidos durante uma operação de fiscalização no município de Breves, na região do Marajó, foram periciados nesta quinta-feira (8) pela equipe do Laboratório de Química Forense da Polícia Científica do Pará (PCEPA).

A droga estava sendo transportada em uma carreta embarcada em uma balsa e foi interceptada por agentes da Base Fluvial Integrada ‘Antônio Lemos’.

Segundo a Polícia Civil, os entorpecentes foram enviados ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que instaurou inquérito policial para investigar o caso e solicitou o exame pericial.

De acordo com o delegado Lúcio Bezerra, responsável pela investigação, um cão farejador auxiliou na detecção da carga ilícita.

“Os entorpecentes vieram de Manaus com destino a Belém. A droga geralmente vem da tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia. O motorista da carreta foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas”, afirmou.

A perícia constatou que a carga totalizava 498 quilos de drogas, sendo 463 quilos de maconha, divididos em 399 tabletes, e 35 quilos de óxi, divididos em 34 tabletes. A droga foi descrita, pesada e que contraprovas foram encaminhadas para o laboratório forense da PCEPA, onde passarão por testes confirmatórios.

O delegado destacou a importância do trabalho da perícia para o combate ao tráfico. “É fundamental quantificar e identificar a natureza da droga para estabelecermos um padrão de atuação, inclusive em relação à rota do tráfico. Isso nos ajuda a entender de onde exatamente os entorpecentes estão vindo”, explicou Lúcio Bezerra.

Todo o material apreendido será incinerado pela Polícia Civil após a conclusão do processo.

Related posts

VÍDEOS: JL2 de sábado, 10 de maio de 2025

Homem é morto a tiros na porta do próprio comércio em Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará

Oito bares são flagrados com alvará vencido e festa é encerrada por falta de licença no Jurunas, em Belém