sexta-feira, maio 23, 2025
Casa Mundo Trump pressiona sistema educacional dos EUA com ataques contra Harvard

Trump pressiona sistema educacional dos EUA com ataques contra Harvard

por danilocruz
0 Comente
trump-pressiona-sistema-educacional-dos-eua-com-ataques-contra-harvard

William Waack

O governo Donald Trump suspendeu a autorização da Universidade de Harvard para receber estudantes estrangeiros e determinou que os estudantes internacionais que estão matriculados teriam que pedir transferência, numa grave escalada na ofensiva do governo contra a instituição.

O Departamento de Segurança Interna cancelou a certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio de Harvard.

A chefe da pasta, Kristi Noem, disse que a universidade está sendo responsabilizada por promover violência, antissemitismo e por coordenar com o Partido Comunista Chinês em suas dependências. O governo americano reforçou que deseja tomar a mesma medida em outras universidades.

Harvard divulgou um comunicado em que diz que a política é ilegal e acusou o governo de “retaliação”. A universidade reiterou que continua totalmente comprometida em manter a capacidade de receber alunos e pesquisadores de mais de 140 países.

No ano escolar de 2024 a 2025, Harvard matriculou quase sete mil alunos internacionais – o equivalente a quase 30% das inscrições. Segundo a Associação de Educadores Internacionais, os estudantes estrangeiros também estimulam a economia local – além de pagarem mensalidades que ajudam a sustentar as instituições acadêmicas.

Minutos após o anúncio, o juiz federal Jeffrey White bloqueou os esforços de Trump para encerrar o status legal de estudantes estrangeiros. Em abril, o governo começou a cancelar os registros de milhares de alunos internacionais.

Desde que tomou posse, Trump manteve os ataques não só à Harvard, mas ao sistema educacional americano como um todo. O republicano assinou uma ordem executiva para desmantelar o Departamento de Educação do país, demitindo metade da equipe e fechando, aos poucos, a repartição – algo que também foi negado pela Justiça.

Especificamente contra Harvard, Trump ameaçou congelar todo o financiamento federal destinado à universidade – algo que cumpriu parcialmente, quando tirou mais de três bilhões de dólares em subsídios.

Trump pressionou Harvard pelo fim do programa de diversidade da instituição e por uma mudança no corpo docente da universidade. Harvard negou prontamente, dizendo não abrir mão da independência e dos direitos constitucionais, e processou o governo americano.

O republicano, então, prometeu tributar a instituição como uma “entidade política” e, depois, anunciou a retirada da isenção fiscal de Harvard.

A Casa Branca acusa Harvard e outras universidades de promover antissemitismo nos campi – mas não fornece provas das irregularidades. Ao mesmo tempo, a administração tenta revogar vistos de estudantes que participaram de protestos pró-Palestina no ano passado.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados